Posted on

14 coisas para fazer com o pó Zim

O Zim é um instrumento de criatividade, isso a gente sempre reforça em nossos eventos, criações, contatos com clientes e amigos.

Sempre nos perguntam, quando não conhecem o produto: “Mas como que funciona isso?”; “Me conta aí o que é, como faz esse pó colorido indiano?”.

A resposta muitas vezes vem com dicas e com ideias que a gente acaba não anotando mas que sempre trazem algo novo!

Então esse post é sobre isso: vamos começar com 14 coisas pra se fazer com o Zim!

1) Explosões de cores (colorblasts)

Essa dica é fichinha e é um dos motivos pelos quais o pó colorido Zim ficou mais conhecido nos últimos tempos. Seja num festival, festa, brincadeira no parque, na praia ou qualquer evento grande ou pequeno, juntar as pessoas e combinar uma contagem regressiva para fazer um colorblast e lançar Zim para o alto é sempre divertido.

Uma dica é começar a contagem não nos 15 segundos pré-colorblast, mas sim desde 05 ou 10 minutos antes, criando a expectativa na galera.

Essa contagem regressiva pode ser marcada no cronômetro de um aparelho digital, num telão, ou até mesmo com alguém avisando de tempos em tempos e narrando nos segundos precedentes.

5, 4, 3, 2, 1!!!! Zim para o alto!

2) Fotos criativas ~ ensaios fotográficos

É só você jogar “Zim Color”, “Holi”, “Gulal”, “Festival das Cores” e várias outras expressões no Google ou nas hashtags do Instagram que você vai acabar achando fotos lindas de dar inveja. Pra que ficar pra trás? Tendo Zim na mão e uma câmera também na mão (rs), juntando alguns amigos e um tanto de criatividade e vontade, você consegue registros que vão marcar sua vida e também o seu timeline. Entre no nosso Instagram que você vai achar vários pra se inspirar. (@zimcolor)

3) Colorir o corpo (lambuZIMzar)

Essa dica é melhor ainda se você for mamãe, papai, titia, titio, quem sabe vó ou vô. Enfim, se você tiver crianças na sua vida! Rs.

As crianças e os adultos amam se colorir de Zim, mas em especial crianças pequenas se encantam com o pó colorido quando se percebem colorindo o próprio corpo e transformando-se em várias coisas: super-heróis, fadas, duendes, seres da floresta e muito mais. Em nossas incursões em exposições de rua, feiras e praças, sempre nos deparamos com coisas lindas como essas (leitores, se segurem para não morrer de fofura):

4) Desenhos artísticos

O Zim é fácil de manipular e te permite colorir qualquer superfície e depois praticar o desapego: faça sua arte, se quiser registrar, tire uma foto, mas depois vai tudo embora de volta para a natureza! Como o Zim é um pigmento orgânico para efeitos especiais, você vai desenhar, criar e depois terá que se despedir na hora de fazer o local voltar a ser o mesmo (mas na sua cabeça e na sua lembrança nada será como antes!).

Uma ideia linda e maravilhosa é criar mandalas e registrá-las, como faz uma das fotógrafas que nós amamos no Zim, Claire Alice Jean:

5) Pintura facial e corporal artística

Seguindo a tradição indiana ou inovando com suas prórias texturas e estampas, muitos artistas usam o Zim como uma espécie de tinta em pó, como fez a Nina Benchimol, da Arte Vivah no Rio de Janeiro:

6) Bandejadas! A marca registrada da nossa história.

As bandejadas são criação do nosso CEO, Pablo Arruti. A ideia nasceu no Festival Terra em Transe, no réveillon de 2012-2013. A ideia da bandejada é poder lançar o Zim sobre uma quantidade média de pessoas ao mesmo tempo em que a nuvem de pó colorido que é criada com ela dá um efeito mais genial ainda do que as nuvens das ColorBlasts (explosões de cores, leia o item 01). Para fazer uma bandejada você precisa de:

– um pedaço de madeira ou plástico firme de pelo menos meio metro de largura e 50 cm de comprimento;

– Pelo menos 03 cores de Zim com 400 gramas de cada

– Energia, disposição e saber mirar no seu alvo!

Mas atenção: treine antes de fazer isso e esteja longe de outras pessoas para não acertá-las com sua bandeja!! Rs.

7) Pintar seu cabelo por um dia

Aqui onde temos a fábrica, na Bahia, nossos clientes estão com uma moda de pintar o cabelo por um dia passando Zim nos fios. Fica lindo e é massa! Pinte seu cabelo com o pó da cor que quiser e depois é só lavar. Vale lembrar que, para quem tem o cabelo muito claro, a cor rosa demora mais para sair.

OBS: Se seu cabelo for descolorido e/ou platinado, essa brincadeira não é pra você. Cabelos que passaram por tratamento de descoloração ficam mais sensíveis aos corantes e podem manchar, por conta da interação com os produtos capilares.

8) Trotes (do bem) universitários

Chega de violência nos trotes.

Com Zim os veteranos se divertem, os calouros são bem recebidos e o clima de festa e integração é muito mais bacana.

9) Efeitos especiais

Existem várias formas de criar efeitos especiais com o Zim. Já o colocamos dentro de extintores desde meados de 2014 e estamos desenvolvendo outros produtos para efeitos de lançamento no ar destinados a vários fins. Produtores de efeitos especiais: o Zim também é para vocês!

10) Produção audiovisual

Essa é parte da alma da nossa ideia. Criar produções audiovisuais com o Zim está dentro da essência do produto, pois através de filmes, clipes, propagandas e outros tipos de vídeo se consegue passar emoção, cor e sentimento ao seu público. O Zim está aqui para isso!

11) Festas infantis

Criança ama brincar e aprender. O Zim é brincadeira e também é lúdico; uma forma de as crianças interagirem entre si e com sua família, aprender com as cores e até brincar de guerra de pó colorido! A festa de criança com Zim é diversão pura. Ah, e vale lembrar que o pó colorido Zim não mancha, não é tóxico nem causa reações alérgicas! =)

12) Corridas coloridas e outros eventos esportivos

Movimento dá cor à vida. Esporte faz bem e as cores também!

Pra quem já conhece eventos como a The Color Run, Colorrida, Run or Dye e outras corridas de cores isso não é novidade, não é mesmo?

Você pode participar desses e outros eventos com Zim para se movimentar e colorir sua vida com saúde.

E também pode criar suas próprias combinações: balé com Zim, capoeira com Zim, dança com Zim… <3

13) Fazer arte

Tem gente que é tão criativa e competente que dá orgulho de ver o que é capaz de fazer com o Zim.

Uma dessas pessoas, um exemplo é o fotógrafo Hugo Santarem. Ele utilizou as cores em pó do Zim, artistas circenses e uma cama elástica para criar efeitos incríveis em suas fotos – que, pra nós, não são apenas fotos, mas Arte.

Outra que mora em nossos corações e que já citamos nesse post é Claire Jean. Fotografia Fine Art meeesmo! Inovando e criando sempre. Veja uma das mais recentes que ela fez com o Zim:

14) Inventar!

O Zim é sinônimo de criatividade e você pode e DEVE inventar novos usos e receitas pra se divertir com ele. Que tal criar algo novo com o pozinho colorido e nos contar?

E aí, se empolgou?! Então vai na loja da gente pra comprar as cores em pó do Zim e brincar da forma que você quiser!